Reunião Administrativa do Lions Clube Curitiba Batel. No dia 09.11.2017

Reunião Administrativa do Lions Clube Curitiba Batel. No dia 09.11.2017 foi realizada a importante Reunião Administrativa, do Lions Clube Curitiba Batel, com vistas à promoção da 5a. Campanha do Dia Mundial do Diabetes, no dia 11.11.2017, de fronte ao Palácio iguaçu, como assunto principal. Entretanto, diversos outros assuntos de interesse administrativo foram tratados, como a criação de BECA para uso por alunos da Escola de Música Lions, para assegurar a uniformidade estética dos participantes, quando de apresentações públicas, bem como a aprovação da programação do evento do encerramento das aulas da Escola, no próximo dia 07.12.2017. No ano passado, quando da realização da 4a. Campanha do Dia Mundial do Diabetes, cerca de 2.000 pessoas se submeteram a diversos exames, sendo o principal a dilatação e exame do fundo de olhos, para verificar a existência ou não de "Edema Macular Diabético" mais conhecida por retinopatia diabética, que se não for descoberta e tratada tempo, poderá levar à cegueira irreversível. O edema macular diabético é a maior causa de perda de visão em indivíduos com diabetes mellitus, aproximadamente 7% dos pacientes com diabetes ao redor do mundo sofrem com edema macular diabético. O diabetes é um problema causado pela forma como o seu corpo utiliza os açúcares (glicose), resultando em níveis elevados de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o nível elevado de açúcar no sangue pode danificar pequenos vasos sanguíneos do olho, levando à inflamação. O derrame de fluido líquido desses vasos sanguíneos pode resultar em acúmulo de líquido na parte central da retina (mácula), que chamamos de edema macular diabético (EMD). A medida que a doença progride com o tempo, forma-se o inchaço (edema) na retina por causa do acúmulo de líquidos e proteínas no local. Há risco de hemorragias e, caso ocorra demora na realização do tratamento, há possibilidade de danos irreversíveis na retina.
Primeiras alterações: a) - Visão central embaçada e/ou dupla (pode variar entre leve e grave); b) - Sensibilidade alterada ao contraste; c) - Fotofobia (sensibilidade aumentada à luz);
d) - Mudança na visualização de cores; e) - Alterações no campo de visão, manchas, também chamados de escotomas.
Dado o perigo do Diabetes para continuar a ter uma visão sadia, o Lions Internacional acrescentou o tratamento desta doença, dentro da Estrutura de Serviços Globais, como segue:
a) - Diabetes; b) - Meio Ambiente; c) - Alívio à Fome; d) - Câncer Pediátrico; e e) - Visão. Neste ano o Lions Clube Curitiba Batel, em conjunto com o CPO-Centro Paranaense de Oftalmologia iremos realizar a 5a. Campanha. Como se vê, o Clube vem trabalhando na detecção e tratamento desta grave doença muito antes do Lions Internacional acrescentar na estrutura de serviços globais. Mas, isso só foi possível quando o Clube decidiu a abraçar a causa e admitiu o CL Dr. Cristiano Toesca Espinhosa, responsável técnico e coordenador geral da campanha contra o Diabetes. A dedicação do CL Dr. Cristiano à causa da preservação de visão sadia é notável e merece o mais profundo reconhecimento e agradecimentos de todo o povo Paranaense. No dia 11.11.2017 estaremos oferecendo exames gratuitos para milhares de pessoas que deverão comparecer ao local do evento humanitário. Assegurar a saúde da visão é uma nobre Missão a que o Lions vem trabalhando desde a Convenção Internacional de 1925, quando o movimento foi desafiado pela notável Mulher Helen Adams Keller (27.06.1880/01.06.1968), para erradicação de cegueira do mundo. O Lions Clube Curitiba Batel, com apoio de todas as forças vivas da sociedade Curitibana e demais Clubes, vamos prosseguir neste esforço enquanto houver necessidades. Querer é fazer acontecer.

Comentários